terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

Chávez confirma compra de radares e aviões militares da China


Caracas - O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, confirmou nesta quarta (18/02) que seu Governo comprará da China radares e aviões de treinamento, dentro de sua política de modernização da Força Armada Nacional Bolivariana.

O governante assinalou que o assunto não foi tratado com o vice-presidente chinês, Xi Jinping, durante a visita oficial de dois dias a Caracas que terminou hoje, mas indicou que seu Governo mantém esses planos.

"Não tivemos tempo de tocar neste assunto, mas confirmo que a Venezuela vai adquirir radares chineses e aviões especiais para o treinamento dos efetivos da Força Aérea, como parte da renovação de nosso sistema de Defesa", disse Chávez, segundo a agência estatal de informação "ABN".

A cooperação militar com Pequim "está em andamento", acrescentou o chefe de Estado.

No dia 11 de fevereiro, o chefe do Comando Estratégico Operacional (CEO), Jesús González, anunciou a chegada nos próximos meses de 11 radares e 18 aviões de treinamento K-8 de origem chinesa, com o objetivo de "aumentar a efetividade da luta contra o tráfico de drogas".

González disse na ocasião que os radares estarão operando a partir de março deste ano, enquanto os primeiros seis aviões K-8 chegarão em janeiro de 2010 e os 12 restantes estarão disponíveis no final do próximo ano.


Fonte: EFE

DefesaBrasil.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário