terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

Salto para a história: conheça o feito da primeira mulher paraquedista da FAB

A 3º Sargento Vanessa Felix, de 22 anos de idade, entrou, no último domingo, dia 15, para a história da Força Aérea Brasileira como a primeira mulher a conquistar o brevê de paraquedista.

A jovem realizou na manhã do último domingo, 15, o primeiro salto com a turma de 296 alunos do Centro de Instrução Páraquedista General Penha Brasil, no Rio de Janeiro. “Foi indescritível”, definiu ela, ainda ofegante, minutos depois da aterragem na Zona de Lançamento da Base Aérea dos Afonsos.

Sargento de Suprimentos, a militar que trabalha no PAMA-AF há pouco mais de três anos, diz que a paixão pela missão dos pára-quedistas nasceu dentro de casa. “Tenho dois irmãos que são da Brigada”, conta. Segundo ela, a conclusão do curso no Exército é o primeiro passo para a realização de um sonho: “Um dia quero atuar em salvamento e resgate”.

Pouco antes do lançamento, Vanessa foi presenteada pelo comandante do C-130 que participou da missão, Capitão Osmário Jorge Cabral, com uma medalha comemorativa dos 50 anos do 1º GTT, grupo responsável por toda a campanha de saltos da Brigada Pára-quedista. Guardou-a no bolso, respirou fundo e saltou. "Me deu sorte", disse depois.

Pioneirismo - O salto do segmento feminino da turma, composto por cinco alunas, foi acompanhado de perto pela primeira paraquedista militar do Brasil. Em 2006, a Tenente Dentista Ivi Costa da Rocha, 30 anos, passou a integrar no Exército a tropa do coturno marrom. “Abrimos portas para outras de coragem e determinação”, disse.

O aproveitamento do quinteto durante o curso foi de 100%, marca inédita segundo o Comandante do Centro de Instrução, Coronel Marcelo Araripe. “As mulheres que entram para o curso são mais determinadas do que os homens. As cinco resistiram até o final”, afirmou. Dos 580 candidatos que se apresentaram, pouco mais da metade participará da formatura marcada para a próxima quinta-feira, 19.

O curso de seis semanas no Centro de Instrução Pára-quedista General Penha Brasil não é para todos. A rotina exaustiva de exercícios – que inclui, entre outros, a realização de mais de mil exercícios "cangurus" por dia – fez muitos ficarem pelo caminho.

Fonte: COMAR III

Um comentário:

  1. Parábens o Blog de vocês é perfeito parabens Gostei muito vou esta sempre acopanhandoo !
    Abraço

    ResponderExcluir