quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009


KDX II CLASSE CHUNGMUGONG YI SUNSHIN. Uma possibilidade coreana para a marinha do Brasil.


DESCRIÇÃO
Desde o inicio do século 21, mais especificamente em 2001, o então presidente da Coréia do Sul iniciou uma política objetivando transformar a marinha daquele país em uma marinha de águas azuis e com isso os projetos de navios de maior porte como fragatas e destróieres foram encomendados a industria local que tratou de consultar os aliados e parceiros ocidentais para que pudessem apoiar esses programas. Com isso surgiu o navio KDX I classe Gwanggaeto cujo desenho é bastante influenciado pelo estilo italiano. Porém a evolução tecnológica aplicada a engenharia naval, principalmente nos anos 90 colocaram esta classe como um navio obsoleto, sendo necessário o desenvolvimento de embarcações mais modernas para sobreviver aos novos desafios na guerra naval. O programa KDX II surgiu dessa necessidade e o desenvolvimento deste navio aproveitou o conhecimento adquirido no programa anterior, KDX I, para dar base a construção naval de maior porte para marinha sul coreana.
Acima: O 4º navio da classe KDX II, o Wang Geon, ainda no dique seco, antes de ir ao mar. Ao todo foram entregues 6 unidades deste navio que incrementou consideravelmente o poder de fogo da marinha da Coreia do Sul.
O projeto do KDX II, agora batizado de classe Chungmugong Yi Sunshin, teve grande apoio norte americano, certamente um dos maiores aliados do governo de Seul, porém o desenho do casco do navio foi desenvolvido pela empresa alemã IABG. Desta vez o projeto do KDX II, levado a cabo pela DSME Hyundai Heavy Industries, visou a diminuição da reflexão do radar, uma característica comum a navios modernos, e a incorporação de um pesado armamento, que o colocou na mesma categoria dos destróieres norte americanos no quesito “poder de fogo”. Este pesado armamento é composto por um lançador vertical MK-41 para 32 mísseis Raytheon SM-2 Block IIIA Standard guiados por radar semi-ativo e cujo alcance maximo chega a 74 km. Este míssil é usado para defesa anti aérea de área. Para defesa anti aérea de ponto existe um lançador de mísseis RIM-116 RAM com 21 mísseis para pronto uso. Este pequeno míssil guiado por emissões de radio frequencia e infravermelho (IR) tem um alcance de 7,5 km e é usado contra alvos que tenham conseguido vazar pela defesa dos mísseis SM-2, especialmente mísseis antinavio inimigos. Para guerra de superfície há dois lançadores quádruplos para mísseis Boeing RGM-84 Harpoon, um clássico míssil norte americano antinavio. O Harpoon é um velho conhecido dos leitores deste Blog por ser um armamento sempre presente nas embarcações de combate da marinha dos Estados Unidos que já foram descritas aqui. Com um alcance de 83 km, na versão lançada de navios, este potente míssil guiado a radar ativo é capaz de destruir a maioria dos navios de guerra da classe de destróieres e causar danos gravíssimos nos navios maiores como cruzadores e porta aviões. Para combate anti-submarino há dois lançadores triplos para torpedos leves de 324 mm.
O armamento de tubo é composto por um canhão MK-45 Mod 4 de 127 mm capaz de fornecer uma cadência de tiro de até 20 tiros por minuto contra alvos situados até 24 km de distancia. Para defesa de ponto há um canhão tipo CIWS Goalkeeper de 30 mm que na verdade corresponde em um canhão GAU-8 (usado no poderoso caça tanques A-10 Thunderbolt II), adaptado para uso antiaéreo naval. Seu alcance é de cerca de 2000 metros e sua cadência de tiros é de 4200 tiros por minuto.
Acima: O potente canhão de defesa aérea de ponto Goalkeeper, com 7 canos rotativos em calibre 30 mm representa um sério risco para aeronaves que se aproximem do KDX II. Sua elevada cadência de tiro que chega a 4200 tiros por minuto é capaz de desintegrar o alvo.
O Radar principal dos navios KDX-2 é o norte americano AN/SPS-49 (V) 5 de busca antiaérea capaz de detectar alvos grandes a 460 km e alvos do tamanho de caças a uma distancia de 340 km. Certamente que esse radar, embora com bom alcance, ainda é um sistema bidimensional de desempenho inferior aos radares de varredura eletrônica como o sistema AEGIS usado nos navios norte americanos modernos e mesmo no novo destróier sul coreano KDX-III o qual trataremos em matéria futura. O radar de controle de tiro dos mísseis SM-2 é o STIR-240HP com alcance maximo de 100 km contra alvos com apenas 0,5 m2 de sessão cruzada de radar (um caça normal tem cerca de 3m2). O radar de busca de superfície e aérea é um MW.08 fornecido pela Thales Naval Nederland. O sonar instalado na KDX II é o DSQ-23.
Acima: Um destróier KDX II escolta um porta-aviões norte americano em um dos muitos exercícios entre as duas marinhas aliadas.
Como é possível prever a propulsão desta excelente fragata é do tipo CODOG (combinação diesel e gás) composta por duas turbinas a gás General Eléctric LM-2500 que produzem 64960 hp de potencia além de 2 motores a diesel que somam mais 10280 hp. Essa combinação proporciona um desempenho de 29 nós (54 km/h), e seu peso de 5000 toneladas, quando totalmente carregada, pode ser considerado leve, se comparado a outros navios de seu gênero. Sua autonomia está em 8045 km o que corresponde a média desta categoria de embarcação.
Acima: Com um desenho moderno, ainda sim, o KDX II carece de sistemas de radares mais avançados, como um radar de varredura eletrônica ativa.
Caso a marinha do Brasil aceitar a proposta de aquisição e montagem do KDX-II feita pelo governo sul coreano para o programa de substituição dos navios de escolta em uso atualmente, estaria incorporando um navio que seria mais poderoso e capaz do que os que hoje estão em serviço nas marinhas do continente sul americano. O KDX-II tem uma capacidade de combate antiaéreo que nenhum navio de guerra brasileiro possui. Com este navio teríamos uma escolta muito capaz para o porta-aviões São Paulo.
Acima: Este é um mockup do missil antiaéreo SM-2 Standard usado pelo KDX II. Este missil é extremamente eficiente em sua missão e já foi amplamente testado em conflitos reais em suas diversas versões. Uma versão deste missil é usada, atualmente, no sistema de defesa antimissil desenvolvido nos Estados Unidos.

FICHA TÉCNICA
Tipo: Destróier.
Tripulação: 200 tripulantes.
Data do comissionamento: Dezembro 2003.Deslocamento: 5000 toneladas (totalmente carregado).
Comprimento: 150 mts.
Boca: 17 mts.
Propulsão: 2 turbina a gás GE LM 2500 com rendimento de 32480 hp cada 2 motores a diesel com 5140 hp cada.
Velocidade máxima: 29 nós (54 km/h).
Alcance: 8045 Km.
Sensores: radar de busca aérea: Raytheon AN/SPS-49 (V)5 com 460 km de alcance, Radar de controle de tiro STIR-240HP, radar de busca de superfície Thales Nederland MW-8, Sonar: DSQ 23.
Armamento: 1 lançador vertical MK-41 com 32 mísseis Raytheon SM-2 Block IIIA Standard; 1 lançador de mísseis antiaéreos RAM com 21 misseis; 2 lançadores quádruplos para mísseis Boeing RGM-84 Harpoon Block II, 1 canhão BAE MK-45 Mod 2 de 127 mm/54; 1 canhão CIWS Goalkeeper de 30 mm; 2 lançadores triplos para torpedos de 324 mm
Aeronaves: 1 helicóptero westland/ agusta Super Linx MK-99A.
Operadores: Coréia do Sul.

Abaixo: Aqui temos dois desenhos do KDX II para uma melhor identidicação de sua configuração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário