terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

EA-18G Growler de exportação


A Boeing revelou informações sobre a provável configuração para a exportação do EA-18G Growler.

O EA-18G Growler seria entregue sem o seu ITT ALQ-99 (pod para embaralhar informações dos radares inimigos e sistema de cancelamento de interferências), diz Rick Martin, Gerente do Programa EA-18G programa.

Em vez disso, iria levar uma variedade de sensores de vigilância e sinais inteligência, incluindo o Northrop Grumman ALQ-218 (V)2, um receptor de rádio frequência, e o Raytheon ALQ-227 para contramedidas de comunicação utilizado para a vigilância eletrônica, diz ele.

O radar Raytheon APG-79 (AESA) pode ser adaptado para embaralhar informações enviadas por emissores de banda X , esse seria também parte do pacote de exportação, diz Martin, e o sensor também pode ser usado para localizar geo-emissores variando de sensores de controle de incêndio e até de telefonia móvel.

"Quando nós interagimos com os nossos clientes internacionais, o sentimento geral que recebemos é que não há um grande interesse na missão de ataque eletrônico e sim na melhoria da captação e recolhimento de dados", diz Martin.

Também internamente descrito como o "Growler Lite", a configuração de exportação poderá ainda ser usada para destruir defesas aéreas. Martin confirma que o EA-18G poderia transportar armas letais tais como o míssil anti-radiação Raytheon AGM-88/88E.

A Boeing ainda não está visando modificações especiais do EA-18G para clientes específicos, mas está oferecendo a aeronave para alguns países, incluindo Austrália, Brasil, Índia e Japão, entre outros, para posterior exportação assim que as vendas dos F/A-18E/F Super Hornet forem sendo concretizadas. "Não estamos respondendo a quaisquer requisitos diretos neste momento", diz Martin. "Nós pensamos que há necessidade para isso, há um interesse e nós pensamos que temos uma solução."

Fonte: Flight Global

Nenhum comentário:

Postar um comentário