quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

KRAUSS-MAFFEI WEGMANN DINGO 2. O super Jeep alemão

DESCRIÇÃO
Os famosos veículos tipo jipes usados a partir da 2º guerra até mesmo nos dias de hoje, estão passando por mudanças radicais para poder permitir que seus ocupantes possam sobreviver nos campos de batalha atuais onde a letalidade dos armamentos empregados tem se mostrado mortais contra veículos leves. Mesmo os Humvee, usado pelas forças armadas dos Estados Unidos e seus aliados têm se mostrado excessivamente vulnerável nesses ambientes. Por isso o leve jipe acabou sendo substituído no campo de batalha por veículos maiores, mais pesados e blindados para poder permitir uma sobrevivência maior no campo de batalha.

Acima: O Dingo 2 é um veículo alto o que permite uma maior facilidade em transpor rios e terrenos acidentados.
Neste artigo vou apresentar um desses novos veículos blindados leves 4X4; O Dingo 2, desenvolvido pela empresa alemã Krauss-Maffei Wegmann, uma das mais competentes fabricantes de blindados que existe, tendo em seu currículo o desenvolvimento do carro de combate pesado Leopard II, um dos melhores MBTs do mundo e já descrito no Blog Campo De Batalha Terrestre.
Acima: Nesta foto podemos ver a facilidade de transporte do Dingo 2. Aqui o veículo está sendo estacionado dentro de um Lockheed C-130 Hercules belga.
O Dingo 2 é a nova variante do blindado Dingo, um veículo desenvolvido sob o chassi do Mercedez-bez UNIMOG 1550L, com o objetivo de reduzir custos de produção e facilitar a manutenção. Já o modelo Dingo 2, foco deste artigo usa um chassi maior, o do UNIMOG U-5000. A carroceria de ambas as versões tem formato de “V” para permitir uma proteção extra contra detonações de minas terrestres, um dos maiores problemas observados pelos alemães e aliados na guerra do Afeganistão e no Iraque. Alias, como dito antes, a característica mais importante que distingue esses veículos dos jipes tradicionais é justamente a capacidade de proteção da tripulação. Além da medida antiminas, há ainda uma blindagem no Dingo 2 capaz de parar projéteis de até 14,5 mm, o que o torna imune a qualquer munição usada em fuzis de assalto. O Dingo 2 foi projetado como um veículo modular dividido em chassis, célula de sobrevivência, compartimento de motor e assoalho antimina. Essa modularidade agiliza, em muito, sua manutenção em caso de impactos e explosões.
Acima: Neste desenho podemos ver a modularidade do projeto do Dingo 2. Este blindado possibilita, até, a substituição da célula de sobrevivência por uma maior com capacidade de mais tripulantes.
O Dingo 2 está propulsado por um motor Mercedez - Benz OM 924 de 4 cilindros e que proporciona uma potência máxima de 218 hp. Esse motor leva o Dingo 2, um veículo com 11900 kg quando totalmente carregado, a uma velocidade máxima de 112 km/h em estradas. Sua autonomia chega nos 1000 km, graças ao seu tanque de combustível com capacidade de 220 litros de diesel. Esse desempenho é considerado muito bom para essa categoria de blindado.
Acima: A cabine do motorista do Dingo 2 é relativamente espaçosa, porém com bancos separados, o que é comum nesse tipo de veículo.
Abaixo: As armas que podem ser instaladas no Dingo 2 são controladas de dentro do blindado, para promover a segurança do soldado. Alias, a segurança da tripulação é o objetivo principal deste projeto.

O Dingo 2 pode ser armado com uma metralhadora calibre 7,62 mm controlada remotamente, de dentro de veículo ou ainda uma metralhadora pesada em calibre 12,7 mm (.50). Além de metralhadoras, o Dingo pode ser armado com um lança granadas automático Heckler & Koch GMG de 40 mm capaz de atingir alvos até a 1500 metros e com uma cadência de tiro de 340 tiros por minuto. Embora não haja informações sobre outros armamentos que podem ser instalados no Dingo, certamente que não haveria nenhuma dificuldade de se armar este blindado com um lança mísseis antitanque como o míssil TOW, por exemplo.
Atualmente o Dingo 2 é usado pela Alemanha, Áustria, Bélgica, Republica Tcheca e Luxemburgo. Porém existe um mercado potencial para esse tipo de blindado no mundo e outros fabricantes já possuem pronto ou em estágio de desenvolvimento veículos similares ao Dingo 2 prontos para explorar este mercado.
Acima: Aqui vemos um lançador de granadas automatico HK GMG de 40 mm. Este tipo de armamento garante um poder de fogo consideravel contra tropas inimigas no campo debatalha.
FICHA TÉCNICA
Velocidade máxima: 112 Km/h.
Alcance Maximo: 1000 Km.
Motor: Um motor Mercedez - Benz OM 924 de 4 cilindros com 218 Hp de potência.
Peso: 11,9 Toneladas.
Obstáculo vertical: 0,50 m.
Passagem de vau: 1,2 m
Tripulação: 2+6
Inclinação frontal: 70º
Inclinação transvesal: 30º
Armamento: 1 metralhadora cal 7,62X51 mm e uma metralhadora M-2HB cal .50 (12,7 mm), Um lançador de granadas HK GMG de 40 mm.

Custo Unitário: USD $ 1 milhão por unidade.
Acima: A suspensão do Dingo 2, somado a sua boa altura do solo, lhe permite passar com boa margem em terrenos bastante acidentados.

Acima: Este desenho em 4 dimensões ajuda a observar o desenho adotado nesse projeto para facil reconhecimento do modelo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário